Essa vaga É PARA MIM!
Dicas da psicóloga Cecilia Chaves para ir bem na entrevista de trabalho e garantir o emprego
Não ser pego de surpresa na hora da entrevista de trabalho faz toda a diferença. Estar preparado e saber o que os empregadores estão buscando são os primeiros passos para estar entre os melhores. Por isso entrevistamos a psicóloga especialista em gestão de pessoas e consultora empresarial Cecilia Chaves, 46, sendo 13 anos de profissão, para saber como se comportar na hora de estar frente a frente com o possível futuro chefe.
De acordo com Cecilia, em uma entrevista de trabalho, três critérios são investigados: autoconhecimento, experiência profissional e expectativas de futuro. “Geralmente é perguntado sobre os pontos fortes do candidato e o que ele tem a melhorar. Também sobre o que deseja para o futuro, o que já fez profissionalmente e o que mais se identificou (vale a experiência voluntária também)”, diz a psicóloga.
A psicóloga Cecilia Chaves ensina como se portar bem diante de uma entrevista de trabalho
Seis perguntas PARA CECILIA CHAVES
1 CURRÍCULO DEVE IR COM FOTO E PRETENSÃO SALARIAL?
“Isso vai depender de cada empregador. Mas o normal é não colocar no currículo o salário, pois pode fechar outras chances de remuneração, nem a foto, porque não se considera prioridade a aparência física de um candidato, apenas que seja solicitado”.
2 COMO MOSTRAR INTERESSE AO EMPREGADOR?
“O candidato deve expressar com sinceridade suas práticas profissionais e o que deseja para seu futuro, e assim se ‘mostrar’ na execução das funções que o cargo exige. Também se colocar aberto a aprender o que tiver de novo no cargo e/ou na cultura da empresa.”
3 O QUE RESPONDER QUANDO FOR QUESTIONADO SOBRE OS DEFEITOS?
“A verdade, pois não existe perfeição humana. A humildade, junto com o autoconhecimento, é o que diferencia as pessoas, além da qualificação para a vaga”.
4 QUANDO E O QUE FALAR SOBRE PRETENSÃO SALARIAL?
“Diga exatamente o que precisa para suas necessidades financeiras, pois de nada adianta entrar para um trabalho no qual a remuneração não irá suprir suas despesas, logo você terá que sair. Dizer qual é sua pretensão salarial irá facilitar a entrevista e a continuidade da seleção. Isso pode ser questionado pelo entrevistador ou perguntado ao final da entrevista pelo entrevistado. Mas nunca deve ser a primeira pergunta de um candidato, pois o que se busca não é alguém para receber, mas sim para antes trabalhar.”
5 QUAL A MELHOR MANEIRA DE SE VESTIR PARA UMA ENTREVISTA?
“Independentemente do cargo que almeja, deve-se dar uma atenção especial para a higiene pessoal (cabelo, unhas, barba, cheiros, etc). A roupa deve ser o mais discreta possível, aquela que demonstre que você está considerando importante estar ali, ou seja, você se arrumou para sair de casa.”
6 QUAIS SÃO OS ERROS MAIS COMUNS COMETIDOS NUMA ENTREVISTA DE TRABALHO?
“Não ser sincero, pois o candidato acaba se contradizendo na sequência da entrevista. Se ela for coletiva, repetir o que outro candidato disse. Também chegar muito antes ou atrasado, colocar roupa de festa e falar mais que a resposta esperada.”
COMEÇOU MAL
. Deixar o celular ligado durante a entrevista
. Mentir sobre formação acadêmica ou experiência profissional
. Falar mal da empresa em que trabalhou ou do ex-chefe
Usar gírias e cometer erros de português
. Mascar chicletes
. Aperto de mão desleixado
. Evitar contato visual
. Paquerar entrevistador
COMEÇOU BEM
. Ser educado, falar pausadamente e explorar suas capacidades
. Ouvir com atenção o que o entrevistador diz, sem interrompê-lo
. Falar de forma positiva sobre sua formação e experiência profissional
. Mostrar interesse e entusiasmo
. Manter um tom de voz adequado
. Não falar nem alto nem baixo
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR