Além das FLORES!
Jardins produtivos garantem uma alimentação mais saudável
Na onda de buscar o mais saudável para alimentação da família, muitos têm dedicado algumas horas da semana para manter um jardim produtivo, que nada mais é do que um espaço para cultivo de ervas e hortaliças junto com as tradicionais plantas ornamentais. Segundo a bióloga Simone Pohl, 43, sendo nove anos de profissão, para ter um em casa não é preciso uma área grande nem muito conhecimento sobre plantas.
Cachepôs com ervas, temperos e verduras
Canteiro de temperos e hortaliças
Canteiro de tuberosas e temperos
LOCAL
. Área ensolarada, próxima à fonte de água de boa qualidade e protegida de ventos fortes e frio.
. Solos com boa drenagem. Para vasos, você pode usar misturas: uma parte de terra comum de jardim, duas partes de terra vegetal e uma parte de areia.
. Cerque a área para proteger contra a invasão dos animais (principalmente domésticos).
TEMPO
O maior tempo é dedicado na implantação, pois nessa fase as espécies exigem boa umidade (não encharcado) para germinar. Depois são necessárias regas regulares.
FERRAMENTAS
Pazinhas, ancinho, arrancador de inço, enxadinha, regador e pá.
INSETOS
“É muito raro as ervas serem atacadas por doenças ou insetos, mesmo porque elas são muito usadas para afastá-los. Caso ocorra infestação (hortelã e endro são mais suscetíveis), o melhor a se fazer é arrancar a planta”, diz Simone.
ADUBE
Os nutrientes do solo se esgotam conforme vão sendo consumidos pelas plantas, ainda mais quando se trata do cultivo em vaso. Por isso é preciso substitui-los com adubos orgânicos (por exemplo: composto e húmus de minhoca) ou inorgânicos (por exemplo: NPK - 4:14:8).
SEMENTES
Pode-se utilizar sementes (no comércio existem pacotes com poucas sementes, ideais para pequenas áreas) ou mudas prontas, compradas em lojas agropecuárias ou floriculturas.
HORTA EM CASA
“Começamos a plantar há um ano pois queríamos ter temperos frescos em casa e sem tanto agrotóxico. O tempo gasto com a horta é somente na hora de plantar e depois regar todos os dias. São minutos que temos um contato maior com a terra e com os frutos dela, algo que na correria do dia a dia se torna muito importante”.
Suelen Bernardes, 32, cirurgiã-dentista
Suelen e o marido Conrado Carlesso
Tomates saindo direto da horta
Harmonia em pequenos espaços
PLANTE
. Ervas e temperos, como alecrim, manjericão, manjerona, cebolinha, poejo, salsa, endro, coentro, cominho, estragão, hortelã, melissa, orégano, pimenta, sálvia, erva-doce e tomilho.
. Chás, como alfazema, verbena, camomila, malva, calêndula e lavanda, são multifuncionais e se adaptam bem tanto em canteiros quanto em vasos ou floreiras.
. Algumas hortaliças folhosas, como alface, mostarda, couve e repolho.
• Fica bonito usar algumas flores, se forem as comestíveis melhor ainda, como a capuchinha e o amor-perfeito.
. Cenoura e beterraba, tuberosas ricas em nutrientes e minerais.
. Árvores frutíferas nativas, como jabuticabeira, araçá, cerejeira, pitangueira e guabiju. Trepadeiras, como o maracujá (podendo ser cultivada no jardim ou em floreiras).
“Existem muitas formas de ter um jardim produtivo tanto em residências com área de jardim quanto em apartamentos com varandas”. Simone Pohl
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR