O homem do TEMPO
Com 90 anos, Ruben Prass é o responsável por manter o relógio da Igreja Luterana funcionando
Por trás dos ponteiros do relógio da Igreja Luterana, no Bairro Rio Branco, não está só a máquina que os move, está também o eletrotécnico aposentado Ruben Prass. Os 90 anos de idade não são um peso para ele, que precisa subir mais de 50 degraus a cada vez que são necessários reparos. “Não me sinto velho e gosto de trabalhar”, conta ele, que presta o serviço voluntariamente.
Mas não é só aí que seu Rubens deixa sua contribuição. Foi ele quem fez toda a instalação elétrica que deu início ao Cine Astral, antigo cinema da cidade, e instalou toda aparelhagem de som para a inauguração da Fonte das Águas Dançantes.
Na lista de feitos, também está sua passagem pela história da televisão. “Eu tinha uma empresa e ligava a TV ali, todos paravam para olhar, pois ainda era uma grande novidade. Como o sinal falhava muito, então criei uma repetidora para garantir uma imagem melhor e sem falhas”, conta o aposentado.
Ruben sobe inúmeros degraus até chegar ao relógio
Ruben e sua esposa Ieda Prass, 81, andando no carro feito por ele, o primeiro no Brasil. “As pessoas diziam que não ia funcionar e ele funciona até hoje, 60 anos depois. Já fizemos várias viagens com este carro”, diz Ruben.
Algumas das invenções do Ruben
Inventos que facilitaram atividades laborais e domésticas como: rebobinador de motores; porta automática na garagem com motor de um cortador de tijolos, correia de bicicleta e controle-remoto de televisão; elevador individual com correias de bicicleta; painéis de captação de energia solar que fornecem água quente a toda a residência; sistema central de ar-condicionado com um único aparelho e canalizações para ar quente em toda as dependências juntamente com opcional de secagem de roupas; enceradeira transformada em cortador de grama; aparelho de ultrassom que produz um ruído inaudível para os ouvidos humanos, mas insuportável para o mosquitos.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR