Conselho de AMIGA
Que conselho você daria a si mesma aos 20 anos?
Ao completar 20 anos de idade sentimos uma grande responsabilidade. Deixamos de ser adolescentes e oficialmente entramos na fase adulta. Novas responsabilidades surgem, como a faculdade e o ingresso no mercado de trabalho. Então, se pudesse voltar no tempo e lhe dar um conselho, o que diria a si mesma lá no passado?
“Eu diria a mim mesma para fazer um intercâmbio em outro país a fim de aprender uma língua estrangeira, importante para crescer na profissão. Não permitiria chegar aos 20 anos sem saber o que me deixa feliz e onde gostaria de chegar”.
Luciane Beatriz Henker Jung, 38, administradora
Crédito: Fabiana Tischler
Luciane aos 20 anos
“Estude mais e ouça seus pais. No meu caso, eles tinham razão no que diziam e hoje, como mãe, sei que sempre queremos o melhor para nossos filhos”.
Lucimelia Bernardes Pasqualin, 41, fotógrafa e empresária
Crédito: Niágara Opção 3
Lucimelia aos 20 anos
“Eu diria para que viajasse mais e fizesse um intercâmbio. Considero muito importante conhecer outros países e culturas diferentes. E no retorno, retomar os estudos e não parar de estudar. Assim que acabar a faculdade, iniciar uma especialização, um mestrado e um doutorado”.
Lísia Trommer, 47, médica veterinária
Lísia aos 25 anos
“Perdi meu pai com 21 anos e se eu pudesse me dar um conselho naquela época seria para valorizar, aceitar e compreender meus pais. Também para aproveitar o curso superior e estudar bastante”.
Ione Teresinha dos Santos Rosa, 45, pedagoga
Ione aos 20 anos
“Se eu pudesse mandar um recado para aquela jovem mulher, eu diria a ela que nessa vida devemos desenvolver a resiliência para enfrentarmos as dificuldades que a vida possa nos apresentar. E que não esqueça de que perdoar faz a vida mais leve e que o mundo em que vivemos é o reflexo das nossas ações. Também para que ela mantenha sempre a juventude do espírito e o sorriso nos lábios!”.
Jeane Machado Petrucci, 39, funcionária pública
Jeane aos 22 anos
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR