PORCOS para todos os gostos
Estrela na ceia de ano-novo, em Cachoeira, os suínos ganharam até um museu
Uma das tradições mais enraizadas quando se fala em ano-novo é comer carne de porco na ceia da noite do dia 31 de dezembro. Segundo a crença popular, como o suíno fuça para frente, comer sua carne traz prosperidade para o ano que inicia. Com um lugar de tanto destaque no réveillon, não é estranho que os porcos, apesar da fama de sujinhos, sejam tão adorados.
Que o diga o casal Hiran Kunert, 60, médico veterinário, e Sandra Pfüller, 57, administradora de empresas. De tanto apreço pelo animal, eles criaram o Museu do Suíno onde expõem a história do bicho, curiosidades e artigos com o formato de porco. Tudo isso aqui mesmo, em Cachoeira do Sul. O caso de amor é antigo e se tornou mais forte com o cadastramento do museu no Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) do Ministério da Cultura.
MUSEU – O museu funciona em cinco salas no distrito industrial da cidade. Além das miniaturas, originadas de mais de 100 países, durante a visita, que é gratuita, é possível aprender sobre o abate, produtos que têm origem suína, industrialização, armazenamento da carne e curiosidades, sem falar na ampla biblioteca com mais de 2 mil livros, e na quantidade de filmes sobre porcos.
Hirán com uma de suas peças do museu: máscara de porco
Peça trazida da Áustria
Peças de cozinha
Coleção Kinder Ovo da Alemanha
Fique de OLHO
O INÍCIO
Em 1975, Hiran ganhou a primeira miniatura de porco. Foi um presente que sua tia lhe trouxe do Uruguai. A partir daí foi se interessando mais sobre eles, iniciou uma coleção e se especializou em suinocultura. Muitas das peças que têm no museu foram compradas no exterior e doadas por amigos.
SAIU HÁ 7 ANOS
Na quarta edição da revista LINDA, em agosto de 2007, Sandra Pfüller, apresentou a porca Xuxinha. Na época, ela era criada como animal de estimação, se tornando peça viva do museu.
Ficou curioso?
Então agende sua visita pelo site www.museudosuino.org.
Porco esculpido em giz
Porcos de pelúcia que cantam e dançam
Bandeiras brasileiras que têm um porco desenhado
Biblioteca: todos os livros falam sobre porcos
Produtos que vem do porco
Fotos: Fabiana Tischler
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR