Etiqueta também no SUPERMERCADO
Educação e boas maneiras devem ser praticadas sempre
Quantas vezes nos deparamos com situações embaraçosas durante as compras no supermercado? Atitudes que nos fazem perder a paciência e, muitas vezes, até abalam o humor. “Se todos tivessem bom senso e educação, o mundo ia fluir muito melhor”, diz a consultora de etiqueta Rosimere Moraes, 49, sendo 30 anos de profissão. Confira as dicas dela para ser educado também ao fazer suas compras.
. Conduza o carrinho sem bater nos demais ou em outras pessoas e não o deixe no meio de corredores, atrapalhando o fluxo.
. Quer pegar alguma coisa e tem muita gente em volta? Peça licença, não atropele quem estiver pela frente.
. Lembre de pesar os legumes e frutas. É chato estar na fila do caixa e esperar até que alguém vá pesar e traga o produto de volta.
. Jamais fure fila no caixa ou se meta enquanto outra pessoa estiver sendo atendida.
. A fila está grande? Tenha paciência. Não adianta ficar reclamando em voz alta ou xingando o funcionário que está no caixa. Se quiser reclamar, vá até a gerência e faça isso com educação.
. A educação dos filhos vem de casa. Portanto, não deixe que eles fiquem correndo, fazendo gritaria, tirando bolas e brinquedos das prateleiras para brincar e chorando porque não ganharam o que pediram.
. Na hora de escolher pães e frutas, por exemplo, seja delicado. Nada de ficar sovando e amassando os produtos. Quem vai querer comprar depois?
. Pegou um produto e desistiu de levar? Devolva-o onde pegou, principalmente se for algo que tenha que estar resfriado.
. Jamais coma dentro do supermercado. Se está com fome, coma algo antes de entrar para fazer suas compras.
. Tenha discernimento ao atender o telefone, não atrasando filas para atendê-lo.
. Seja gentil e cumprimente os funcionários que estão lhe atendendo.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR