Malhação em XEQUE
Os mitos e verdades da prática de exercícios físicos
MITO
Precisamos sentir dores musculares para que o exercício seja eficaz
A dor está relacionada à intensidade do exercício, à preparação de seu praticante e à resposta do organismo. Nem sempre os exercícios causarão dor, e isso não quer dizer que não estejam funcionando. Aliás, sentir muita dor depois dos treinos pode sinalizar a prática incorreta. Por isso, é preciso pedir auxílio ao instrutor para correção da execução, da postura e adequação de séries e intervalos de acordo com o objetivo de treino.
VERDADE
Não se deve malhar o mesmo músculo todos os dias
Em atividades intensas, deve-se ter um descanso de 24 ou 48 horas, dependendo da intensidade do exercício e objetivo a ser atingido pelo praticante.
MITO
O apetite aumenta com a prática de exercícios
O exercício físico a um ritmo moderado não aumenta o apetite. Em algumas situações, o apetite até diminui.
VERDADE
Depois dos 35 anos é mais difícil ter resultados com a malhação
Sim, por volta dos 35 anos pode ocorrer a diminuição do metabolismo. Ele começa a declinar em um ritmo de 2 a 4% por década e perder peso pode ficar mais difícil com o tempo. Mas é importante levar em consideração fatores como a hereditariedade e a genética, funcionamento da tireoide e quantidade de massa muscular. O importante é estar em movimento para possibilitar, mesmo que indiretamente, o aumento do gasto calórico.
MITO
Exercícios com roupas escuras aceleram a queima de gordura
Roupas com essas características não aumentam a queima de calorias, o que ocorre é uma elevação da temperatura corporal, que ocasiona liberação de suor. Assim, o organismo perde líquido e, ao subirmos na balança, temos a impressão errônea de que houve perda de gordura. Escolha sempre roupas confortáveis, que não causem abafamento e adequadas ao tipo de atividade que irá praticar. Também é importante que não comprometam os movimentos nem o equilíbrio natural do corpo.
VERDADE
O corpo queima mais gordura depois de 30 minutos de exercício
A queima de gordura é acelerada na presença de alguns hormônios, que são secretados pelo corpo na corrente sanguínea. Até que esses hormônios atinjam a concentração ideal, são necessários, em média, 30 minutos de exercício. Portanto, começamos a queimar desde o início e, depois de 30 minutos, otimizamos e aumentamos o gasto de gordura.
Fonte: educadora física e proprietária da Academia Saúde Cláudia Dutra, 43, sendo 18 anos de profissão
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR