Chegou a hora de morar sozinho?
Para ter um espaço para chamar de seu, é preciso estar preparado e consciente
Sair da casa dos pais e cortar o cordão umbilical nem sempre é fácil. Acabam as mordomias e as responsabilidades aumentam. Este momento, cedo ou tarde, vai chegar, e é preciso estar preparado para este novo desafio.
Decidida a investir no futuro profissional, LAURA RADDATZ, 22, tomou a decisão de ir para Porto Alegre. “Fiz esta escolha porque aqui teria mais opções e maiores oportunidades. Minha meta era estudar na universidade federal e me dediquei durante dois anos para passar no vestibular”, conta ela, que cursa Enfermagem na capital.
No início, não foi fácil e ela sentiu muita falta de casa e da família. Só depois de um ano ela teve a companhia da irmã Paula, que foi morar com ela. “O apoio, confiança e incentivo dos pais foram fundamentais na minha escolha”, observa Laura.
ORGANIZAÇÃO – Para a psicóloga Paula Gazzaneo Ayres, 27, quando sentimos esta necessidade de ter um espaço que seja considerado seu, é importante entender que isso requer responsabilidade e organização. “A autodeterminação é fundamental para perceber alguns significados da vida, ou seja, capacidade de decidir o que fazer, quando e como”, ressalta a psicóloga.
Avalie se você está pronto para morar sozinho
. A vontade de ser independente ou mudar para ir em busca de um sonho é maior do que o apego pelo conforto da casa dos pais?
. Você está preparado para administrar uma casa? Pagar contas, seja com seu próprio dinheiro ou com a mesada dos pais?
. Já tem em mente que poderá chegar em casa e não ter ninguém para conversar?
. O motivo que faz você querer se mudar não é algo momentâneo? Como uma briga familiar, por exemplo?
"A confiança e o incentivo dos meus pais foram fundamentais para eu superar as dificuldades de morar sozinha."
Laura
Crédito: Cleusa Fotos
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR