Amantes da CERVEJA
Jovens cachoeirenses fabricam em casa a bebida alcoólica mais famosa do mundo
"Todas as cervejas do mundo são responsáveis por grande parte da alegria que existe nos homens. Cerveja é atitude e descontração”. É com esse pensamento e muita dedicação que três jovens cachoeirenses estão produzindo em casa uma das bebidas mais desejadas. Os mestres cervejeiros são João Pedro Florence, 23, Luisa Sartoretto, 23, e Emanuel Dall Bello dos Santos, 23. Entre os cachoeirenses, dois amigos de Porto Alegre também participam da produção, Miguel Eschiletti, 24, e Felipe Bello, 24. João Pedro e Emanuel estão morando na capital porque fazem faculdade. Luisa trabalha por lá.
Há um ano eles decidiram fabricar a bebida em casa. Como admiradores de cerveja que são, sempre provam o que tem de diferente e novo no mercado. Aos poucos começaram a se interessar pelo processo de produção e foi lendo livros e consultando a internet que tiveram as primeiras instruções do processo. “O interesse só cresceu e fizemos um curso promovido pela loja de cervejas MaltStore, em Porto Alegre, onde a Luisa trabalha”, fala Emanuel.
A cervejaria caseira se chama Moondo Art Brewery. Por enquanto não é vendida e quem se beneficia são os amigos e familiares. “A nossa produção ainda é pequena, mas temos planos de aumentar. Se isto acontecer vamos buscar o registro junto ao Ministério da Agricultura e fazer tudo da maneira correta”, fala João Pedro.
PREPARO - As receitas são criadas com base em estilos de cerveja consagrados e modificadas conforme o gosto deles. “Modificamos alguns dos ingredientes e acrescentamos outros até chegar a uma cerveja que agrade a todos nós”, diz Luisa. A matéria prima básica é a água, malte (cevada ou trigo), lúpulo e fermento. Além disto, eles acrescentam também alguns temperos e condimentos como semente de coentro e raspas de casca de laranja. “Usamos estes ingredientes na nossa Belgian Blonde Ale, que dá um leve sabor picante e citricidade, deixando a cerveja super agradável”, explica Luisa.
Os amigos João Pedro Florence, Emanuel Da’ll Bello dos Santos, Luísa Sartoretto e Felipe Bello
Logo e rótulo criado para Moondo
O que os amigos falam da cervejaria Moondo
“A cerveja por si só, reproduz um estilo bem diferente das cervejas de produção em massa que a gente está acostumado. Achei muito boa, com um sabor característico que a torna bem diferente das cervejas tradicionais, uma boa pedida para quem gosta de cervejas especiais”, Felipe de Carvalho Scherer, 24 anos, estudante
“Eu já experimentei a cerveja que eles produzem e não perde em nada para as Blond Ales estrangeiras vendidas no Brasil. A cerveja que eles fabricam traz uma independência dos métodos tradicionais de fazer cerveja, incorporando elementos belgas que proporcionam uma degustação revigorante”, Andrei Cerentini, 32, professor e homebrewer
Luisa Sarotoretto: sommelier de cervejas da loja MaltStore de Porto Alegre
João Pedro: admirador e produtor de cervejas
Emanuel: dedicação para preparar a melhor cerveja caseira
Moondo no Facebook
facebook.com/MoondoArtBrewery
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR