Bem na foto!
As fotos eternizam momentos. Difícil encontrar alguma pessoa que não tenha chorado ou dado risada ao ver uma foto. Mas para que elas possam expressar sentimentos e contar aventuras, é importante prestar a atenção em alguns detalhes antes de fazer o clic. A fotógrafa Vanessa Soares, 28, aceitou compartilhar alguns de seus segredos para fotos perfeitas. Confira.
NÓS NA FOTO
EVITE – As fotos de cima para baixo dão a ideia de inferioridade ao que está sendo fotografado. Posicione-se na altura da pessoa ou objeto.
POSICIONAMENTO – Uma foto bem enquadrada com o objeto no meio não é a melhor opção. Sempre tente contar algo a mais. Se estiver viajando e quiser fotografar sua família na praia, pode passar duas mensagens diferentes. Se enquadrar a família no centro da foto, vai contar a história “minha família”. Se posicionar a família em um canto da foto e o restante que se vê é o mar, vai passar a mensagem “minha família na praia”. “A foto fica sempre mais interessante quando se tem mais do que um ponto de interesse. Esta é a regra para contar boas histórias com imagens!”, ressalta.
COMPOSIÇÃO DA FOTO – É um erro quando não há preocupação com o que está atrás da pessoa que será fotografada. O fundo faz parte do contexto da composição da cena. “Por exemplo, quando fotografamos um batizado, é muito importante cuidar as velas e castiçais do fundo da igreja para que não fiquem na cabeça de ninguém”, ensina Vanessa.
ÂNGULO – O ângulo é o maior instrumento do fotógrafo. Dele depende somente o olhar, e não o equipamento. Quando vamos fotografar uma criança, temos que descer até a altura dela para não parecer que ela é minúscula (a não ser que essa seja a intenção).
FOTOS QUE ENGORDAM – Temos que cuidar as fotos de baixo para cima. Elas engordam e dão a dimensão de que o espectador, no caso quem está visualizando a foto, é totalmente inferior ao ser ou objeto fotografado. Mas se você quiser fotos criativas, este ângulo pode ser favorável.
COM A CÂMARA
HORA CERTA – Experimente fotografar mais ou menos meia hora antes e depois do nascer do sol e meia hora antes e depois do pôr do sol.
SOL – A luz natural é a mais linda para fotografar, porém, se não tiver oportunidade, pode compensar com outra fonte de luz, como um flash.
CONTRA O SOL – A luz do sol, quando fotografamos, é a maior fonte de iluminação. “Ir contra ela somente quando se quer ‘quebrar regras’, fazer o contra luz. É o caso da foto de silhueta. Caso contrário sempre fique a favor e tente utilizar ela nas construções de composições”, ressalta Vanessa.
FLASH – O flash é mais usado à noite. “Ele é mais uma fonte de luz que podemos utilizar quando precisamos uniformizar sombras. Uma boa dica é usar uma folha de ofício na frente do flash acoplado. Dessa forma evita-se uma luz dura que produz sombras e vamos dar mais difusão a ela, para que ‘pinte’ melhor as tonalidades de texturas e cores”, diz a fotógrafa.
DICA
Não corte as articulações, como pulsos, joelhos e tornozelos.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR