Use o dinheiro extra de forma inteligente
Fim de ano é época de receber o tão esperado 13º salário. Entretanto, também é tempo de festas, férias e presentes. “Para resistir à tentação de gastar tudo é preciso ter cautela”, explica a coordenadora do curso de Administração da Ulbra/Cachoeira do Sul, Adriana Porto, 40, sendo sete de profissão. Confira algumas dicas da administradora para usar bem o dinheiro extra.
Programe os gastos
O ideal é ter um planejamento de despesas e investimentos, que deve ser realizado no começo do ano e já deverá ter a previsão de como o 13º será usado. Se você não tiver o plano por escrito poderá cair na armadilha das contas mentais. Mentalmente é atribuído mais destinos ao décimo do que o valor permite. “É um processo de autoengano que pode levar a pessoa a aumentar suas dívidas”, explica Adriana.
Acabe com as dívidas
Se você tem dívidas, o 13º deve ser usado para quitá-las. O pagamento das contas deve vir acompanhado de um esforço grande em não fazer novas despesas. “De nada adianta usar o 13º para quitarmos o que estamos devendo, se vamos continuar comprando sem um planejamento”, observa.
Pesquise os preços
Na hora das compras de fim de ano é importante pesquisar sempre. Atualmente existe uma grande aliada dos consumidores que é a internet. “Ela possibilita uma pesquisa abrangente com acesso a diversas empresas”, completa. O preço de um mesmo produto pode variar muito de uma loja para outra.
Tenha um Natal econômico
Ter um Natal econômico pode trazer muitas vantagens. Essa opção também pode ativar a criatividade. Se você decidir presentear as pessoas queridas, poderá confeccionar seus próprios presentes. O importante é fazer um final de ano que privilegie os relacionamentos e não o consumo.
Planeje suas compras
Antes de comprar se pergunte: essa compra é uma necessidade ou um desejo? Se a resposta indicar que é uma necessidade, será colocado no início da lista de compras, mas se a resposta indicar que é apenas um desejo, o item deve ir para o fim da fila. Definidas as prioridades tem que ser identificada a urgência da compra. “Se der para esperar, melhor. Poupar por um tempo e fazer a aquisição à vista com todos os descontos possíveis é mais vantajoso”, explica Adriana. Comprar parcelado pode levar à ilusão de que o valor das parcelas cabe no orçamento, sem considerar o valor total que será pago.
Economize para realizar um sonho
Você deseja comprar alguma coisa de maior valor e não consegue juntar o dinheiro necessário? Aproveite a grana extra e guarde uma parte. Isso vai incentivar a continuar economizando nos próximos meses até atingir o valor necessário. “É importante poupar para realizar os sonhos, como também é importante economizar para ficarmos preparados para possíveis adversidades, como o desemprego ou doença na família”, observa Adriana.