Andar de bicicleta faz bem à saúde e ao meio ambiente
Não é difícil encontrar a acadêmica de pedagogia Adriane Bernardi, 43, pedalando pelas ruas de Cachoeira do Sul. Desde janeiro ela trocou o carro pela bicicleta, escolha que cada vez mais tem ganhado sua simpatia. “No início a bicicleta veio como única saída para um problema nos tendões do pé que me impede de dirigir e que causa muito desconforto ao caminhar, no entanto, acabei gostando tanto que hoje é difícil ir a algum lugar que não seja pedalando”, observa.
A ideia foi levada mesmo a sério, tanto que agora ela faz parte do projeto “Pedalada Noturna” – idealizado por Rafael Krügel, 31. Ele criou o grupo com a intenção de reunir pessoas que gostam de pedalar para divulgar a cultura do ciclismo e como forma de reivindicar a falta de ciclovia na cidade. O grupo hoje conta com aproximadamente 25 integrantes que pedalam todas as quartas-feiras à noite pelas ruas da cidade.
Adriane sabe que com sua atitude, não ajuda só a si mesma, mas colabora com o meio ambiente. Afinal, a cada 15 quilômetros percorridos, trocando o carro pela bicicleta, uma pessoa deixa de lançar no ar em média três quilos de gás carbônico. “Estou consciente que estou ajudando o planeta e também contribuo com minha saúde e bem-estar”, completa. Para ela a única dificuldade encontrada é enfrentar o trânsito da cidade. “Os motoristas não respeitam os ciclistas. É preciso muito cuidado, pois o risco é grande”, ressalta Adriane.
Adriane: pedalar lhe faz tão bem que é difícil encontrá-la dirigindo ou caminhando
Lazer em família
A bicicleta também acompanha os cachoeirenses na sua boa e velha função: o lazer. LINDA conversou com o médico André Procknow, 39, que pedala com a filha Alice, 2, pela praça do Bairro Soares. Ele conta que durante o inverno a frequência de pedaladas cai um pouco, mas que em média costuma passear com a filha três vezes por semana, durante aproximadamente 40 minutos. “Pedalar é uma forma de aliar atividade física ao lazer e ainda poder ficar mais tempo com a Alice, incentivando-a assim a praticar esportes no futuro”, ressalta André.
Marinheiro de primeira viagem
LINDA conversou com o personal trainer Edson de Oliveira, 43, 16 de profissão, que deu algumas informações sobre o uso da bicicleta:
. O ideal é começar pedalando de 15 a 20 minutos, três vezes por semana.
. O uso da bicicleta vai melhorar o fluxo sanguíneo, o que evita várias doenças.
. Também vai aumentar o condicionamento físico e deixar o coração mais forte.
. O banco da bicicleta deve ser ajustado na altura do quadril para não prejudicar a postura.
. Procure não ficar tenso enquanto pedala, porque senão vai sentir dores nos ombros e no pescoço.
. Usar capacete e luva de couro é essencial para a segurança.
. Procure usar roupas claras para pedalar, evite o preto. Assim fica mais fácil do motorista avistar o ciclista.
. Se for pedalar à noite, não dispense o uso de luminosos.
. Pedalar durante uma hora queima de 180 a 210 calorias.
. Antes de iniciar qualquer atividade física, procure um médico.