Quem gosta de se aventurar e provar pratos exóticos pode apostar no shimeji na manteiga, uma das especialidades do sushiman David Lopes Penha, 28. À base de cogumelos que levam o mesmo nome, o prato é típico da cultura japonesa e, portanto, foge completamente das iguarias que a maioria está acostumada, mas que tem agradado quem experimenta. Prova do sucesso da receita é que ela foi eleita para fazer parte do cardápio que David serve em seu restaurante, o Yakusoku - Sushi Bar. Confira como se prepara o shimeji e bom apetite.
INGREDIENTES
. 200g de cogumelo shimeji (preto ou branco)
. 1 colher de manteiga sem sal
. 1 colher de chá de Ajinomoto
. Cebolinha verde a gosto
. 2 colheres (chá) de saquê culinário Mirin
. 2 colheres de molho de shoyu
. 2 colheres de chá de gergelim torrado
MODO DE PREPARO
. Lave os cogumelos em água abundante, destaque um a um e reserve. Coloque a manteiga em uma frigideira, leve ao fogo e quando ela desmanchar adicione os cogumelos. Deixe fritar no máximo por três minutos. Acrescente o molho shoyu, o saquê e o Ajinomoto e misture deixando refogar por mais três minutos. Coloque em um recipiente fundo e adicione a cebolinha e o gergelim torrado. Está pronto para ser servido enquanto ainda estiver quente.
ACOMPANHAMENTO
. Arroz japonês.
. Para beber, vinho branco ou saquê.
RENDIMENTO
. Serve uma pessoa.
DICAS
. O cogumelo shimeji pode ser substituído pelo shitaki ou ainda pelo champignon. É possível encontrar na cidade os três tipos, com preços que variam entre R$ 35,00 e R$ 40,00 o quilo. A manteiga também pode ser trocada por margarina e o Saquê Mirin pode ser substituído por uma mistura de uma colher de chá de açúcar diluída em duas colheres de sopa de água.