Meu risoto alemão é 10
Mais do que um bem sucedido advogado, Roberto Rohde, 56, também se revela um excelente chefe de cozinha quando se rende aos prazeres culinários do dia-a-dia. Com gosto por pratos como feijoadas, pucheros, comidas típicas gaúchas e um tradicional churrasco, ele preparou para LINDA o risoto alemão que aprendeu com a mãe, Armida Rohde. “Esse prato é uma receita da minha mãe e modéstia à parte, hoje já consigo prepará-lo com um tempero bem próximo ao da receita original”, brinca Roberto.
Roberto: além do prazer que a cozinha lhe proporciona, o advogado valoriza as refeições por ser um momento de união da família
INGREDIENTES
. 12 sobrecoxas sem pele
. 8 tomates tipo paulista bem maduros
. 3 xícaras de arroz tipo agulinha
. 1 xícara de chá de queijo parmesão ralado
. 3 colheres de óleo de girassol
. 1 lata de extrato de tomate
. Salsa e cebolinha verde picadas
. Pimenta do reino e sal a gosto
MODO DE PREPARO
Tempere as sobrecoxas. Coloque meio centímetro de óleo na panela (de preferência de ferro) e deixe esquentar bem. Frite as sobrecoxas até ficarem bem douradas. Após esfriar, corte-as em pedaços pequenos (não desfie). Ao mesmo tempo, faça o molho de tomates, que deverá cozinhar por mais ou menos meia hora. Adicione logo no início duas colheres de extrato de tomate e um pouco de água ao final, para não ficar muito grosso. Sal a gosto e um pouquinho de óleo. Quando o molho estiver pronto, coloque as sobrecoxas picadas e deixe cozinhar por cinco minutos. Para montar o prato, intercale o molho com a galinha e o arroz, sempre acrescentando uma camada generosa de queijo ralado entre as mesmas. A primeira camada deve ser de galinha, para não grudar no fundo. Leve ao forno por 10 minutos. Após decore com salsa e cebolinha verde e está pronto para servir.
RENDIMENTO
. 6 pessoas
DICAS
. Sirva com salada verde.
. O prato pode ser complementado de acordo com o gosto de quem irá fazê-lo, como por exemplo coração, ervilha, milho, batata-palha e outros.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR