Comida uruguaia
Artur diz que o toque especial no prato é o fato de ser assado na lenha, deixando um aroma defumado
O médico veterinário e empresário há 12 anos, Artur Rocha, 31, sempre possuiu uma admiração pela culinária uruguaia. Porém, foi entre viagens que se apaixonou pelo entrecot feito em uma típica parrilla (cesto que vai na churrasqueira). Ao retornar para Cachoeira, após adquirir experiência, resolveu testar se conseguia fazer o prato e foi um sucesso. Ele ainda faz um combinado com uma sobremesa também típica do país, o sorvete no abacaxi.
Entrecot uruguaio
Acompanhado de batata rústica, cebola e molho quatro queijos com bacon
INGREDIENTES:
- 450 gramas de medalhão de entrecot (lombo do gado)
- Sal a gosto
- Quatro queijos a gosto (provolone, gorgonzola, parmesão e mozarela)
- Duas cebolas
- Quatro batatas
- Bacon a gosto
Modo de fazer
- Lave e corte as batatas, frite-as e reserve.
- Corte as cebolas e reserve para assá-las.
- Escolha bem a carne e acrescente o sal.
- Leve até a parrilla ou onde irá fazê-la e sele a carne ao ponto.
- Acrescente as batatas e cebolas.
- Para o molho, rale os quatro tipos de queijo para que fiquem uniformes e leve os pedaços ao fogo, cozinhando até se transformarem em um molho cremoso.
- Monte o prato com a carne, as batatas, as cebolas e o molho por cima. Acrescente bacon frito para dar um toque final.
Para o jantar ficar perfeito invista na sobremesa: o abacaxi com sorvete e raspas de chocolate é a escolha de Artur. Ele conta que basta apenas dividir o abacaxi ao meio, cortando em pedaços o interior da fruta. Em seguida, levar para a churrasqueira e esperar até que os pedaços soltem o suco. Depois, acrescentar o sorvete de creme em cima, tendo assim um contraste entre o quente e o gelado, e adicionar raspas de chocolate.
Dicas: para acompanhar, aposte em um vinho tinto Malbec. Ainda, sobre o prato, para mantê-lo quente sirva-o utilizando um braseiro
A dica para escolher a carne é o marmoreio do corte, a gordura do meio da carne. O entrecot não é uma carne magra, mas é sempre macia.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR