linda insta

ESPECIAL 2º PRÊMIO MULHER LINDA Edição 93 - julho de 2015

Maiara É A MULHER LINDA


Maiara dá exemplo de luta, coragem e, principalmente, amor e dedicação pelo que faz

Pessoas que fazem a diferença e vão além de suas obrigações em nome do bem comum merecem nosso reconhecimento e, principalmente, apoio. Para destacar e homenagear estas pessoas, LINDA criou o Prêmio Mulher Linda. A comunidade indicou as candidatas e foi batido o martelo! A mulher homenageada deste ano é Maiara de Oliveira Carvalho.


QUEM É MAIARA? 

Maiara nasceu em Porto Alegre, tem 45 anos e é pedagoga. É pós-graduada em supervisão escolar e em administração e planejamento em docência universitária. É mestre em educação com ênfase nos estudos multiculturais. Trabalha desde os 18 anos, sendo que hoje atua na gestão da Escola do Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) e como professora (concursada) dos anos iniciais no município de Candelária.
Maiara, que é casada com Samir Mahfuz Boustany, 47, é uma mulher versátil e comunicativa e não aceita passivamente as situações que não concorda. Ela confronta de frente e luta pelo que acredita. É muito apegada à família e nas horas vagas (que são poucas) também gosta de fazer bijuterias e praticar corridas e caminhadas com o marido.

 

 


DEDICAÇÃO À EDUCAÇÃO 

“Quem trabalha com a educação deve ter esperança, valorizar a dialética e acreditar no desenvolvimento das pessoas”, ressalta Maiara. Atuante desde 2007 na equipe da Escola do HCB, a pedagoga comemorou com a escola grandes conquistas. “Nos últimos anos, a Associação Assistencial e Educacional do HCB, mantenedora da escola, tem buscado meios de oportunizar à comunidade, acesso democratizado à educação profissionalizante e, consequentemente, ascensão econômica e social. Desde o ano de 2011 oferecemos bolsas com 100% e 50% de gratuidade nos cursos técnicos,  e nos últimos anos, o Pronatec”, explica.
“As conquistas da escola são sempre pensadas, executadas e comemoradas pelo grupo. Não temos alguém mais importante, todos são responsáveis por tudo: sucesso e fracasso. Dedicamo-nos e doamo-nos na busca do melhor para nossos alunos e para a escola”, completa Maiara.



AMOR PELOS ANIMAIS


Mesmo com uma rotina agitada, Maiara não abre mão de lutar pelo bem-estar dos animais. “Muitas pessoas perguntam por que preocupar-se com os animais quando existem crianças e idosos sofrendo e miserabilidade. Quando as pessoas se debruçam por uma causa, elas não estão dizendo que as outras são menos ou mais importantes. Lutar pelo bem-estar animal exige coragem, determinação e enfrentamento de muitos preconceitos. Preconceito porque algumas pessoas acham que os animais têm menos valor, em algumas situações até ridicularizando a causa! ”, observa.
“Observo que todos aqueles que fazem um trabalho voluntário, seja para a causa que for, tem uma postura de respeito e demonstram-se mais receptivos e humanos. Podemos ver que voluntários auxiliam-se mutuamente. Esta fala preconceituosa que diz ter uma causa social mais importante do que a animal a ser cuidada e trabalhada nunca é proferida por pessoas que atuam voluntariamente ou lutam por direitos de alguma minoria. Ela faz parte daqueles que nada fazem,  preocupam-se exclusivamente com o seu bem estar. Dedico-me a eles porque são seres vivos, sentem frio , fome, tem sentimentos (estudos já apontam para isso) e merecem nosso amor. Ajudam-nos de várias formas: terapias, segurança, como guias, aprendizagem da empatia e responsabilidade, etc. E porque, por lei, somos responsáveis pelo seu bem estar e proteção. Quem maltrata tem que ser responsabilizado e penalizado! ”, desabafa Maiara.

 

“Fui criada respeitando e amando os animais. Acredito no que Chico Xavier diz: ‘Quem maltrata um animal é alguém que ainda não aprendeu a amar!’”. Maiara







ARREGAÇANDO AS MANGAS

Desde o ano passado, a pedagoga tem trabalhado com um grupo que desenvolve ações para promover o bem estar-animal. Juntos, mobilizaram a comunidade através das redes sociais para melhorar as condições dos animais em uma associação da cidade e conseguiram várias doações, que foram utilizadas para construir o gatil. “Fomos nos unindo e a ideia de criar uma ONG surgiu como uma esperança para trabalhar mais pela causa. Ela saiu do papel e hoje temos a MATILHA”, conta Maiara.
Essa ONG foi criada com objetivos como difusão de informações sobre controle animal, propriedade responsável de animais domésticos, promoção e acolhimento de denúncias e elaboração de projetos para captação de recursos. Fazem parte da diretoria da ONG: Márcio Alex Barreto Rodrigues (presidente), Dilma Machado (vice-presidente), Rosane Brescovit Santiago (1ª secretária), Fabiane Lopes (2ª secretária), Martha Martins (1ª tesoureira), Maiara de Oliveira Carvalho (2ª tesoureira), conselho fiscal: Waldivia Toledo, Luciane Soares e Samir Mahfuz Boustany e os coordenadores de comunicação: Marcelo Figueiró, Álvaro Germano, Francisco Pagano e Anderson Barbosa.

 


“Acredito que gostar do que se faz permite que o façamos com alegria e dedicação, sem considerá-lo enfadonho ou cansativo”. Maiara

 

Crédito: Vanessa Soares






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600