linda insta

Reportagens Edição 92 - junho de 2015

Informática PARA MAIORES


Aprender a usar o computador e seus recursos é cada vez mais buscado por quem passou dos 60 anos

Seja para manter contato com um familiar que está longe ou mesmo para estar conectado com o mundo e por dentro do que acontece ao seu redor. A verdade é que a informática deixou de ser necessária somente na carreira profissional ou para os jovens em idade escolar.

Cada vez mais a turma da maturidade descobre a importância de saber usar o computador, especialmente a internet. Tanto que o Senac/Cachoeira do Sul possui cursos específicos para quem já passou dos 60 anos. E a procura vem aumentado, é o que atesta o docente da área de informática Leandro Menezes da Fonseca, 34 anos de idade, sendo 15 dedicados à profissão.

Tânia de Oliveira, 60 anos, e Aldoir Fernando de Oliveira, 66 anos, casal de alunos de um dos cursos, fizeram questão de ir em busca de conhecimento quando perceberam que ficariam por fora de assuntos do cotidiano. “Ouvia comentários como: li uma reportagem em tal site, mantenho um perfil no Facebook ou recebi um e-mail, e ficava incomodado por não saber como tudo isso funcionava, então convidei minha esposa e nos dedicamos a aprender desde noções básicas até um pouco de programas como Excel”, conta Aldoir.

REDES SOCIAIS – Hoje, o casal, que já aderiu às redes sociais, dedica pelo menos alguns minutos do dia à informática. “É muito bom, estou descobrindo muitas coisas, inclusive pesquisando sobre trabalhos manuais, que adoro”, observa Tânia, que assim como Aldoir teve os primeiros contatos com computador durante o curso.

 

 

 

Tânia e Aldoir: acesso a sites de notícias, pesquisas e redes sociais





 

 

Os cursos de informática para maturidade no Senac podem ser feitos com gastos a partir de R$ 250,00 o curso todo. Não há limite de idade. “Já tive um aluno com 86 anos”, conta Leandro.

 

 

 




 


FIQUE DE OLHO

Para quem nunca teve contato com computadores, Leandro dá as dicas:

. É preciso dedicação. No início pode parecer difícil, mas no curso de informática básica, por exemplo, ensinamos desde ligar a máquina, como usar o mouse até acessar os programas. 
. Não tenha medo de manusear o computador nem receio de acessar programas. Os computadores não estragam com tanta facilidade como a turma da maioridade costuma pensar.
. Pratique. Muita coisa se aprende e grava na memória é no uso. Sempre que possível ligue o computador e pratique, seja no uso de programas ou aplicativos.

 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600