linda insta

Casa Linda Edição 85 - outubro de 2014

Um jardim dentro de casa


Não há quem não se renda à beleza de um lindo jardim. Imagina tê-lo dentro de casa e com 33 espécies diferentes de plantas. Foi o que o decorador e paisagista Samuel Kunde Medeiros, 26, sendo seis anos de profissão, criou na residência da fotógrafa Vanessa Soares. “Queria um lugar relaxante e que os ambientes da sala de estar e do jardim pudessem estar integrados e também servissem de cenário para um estúdio alternativo para a Vanessa”, observa ele, que tinha um espaço retangular de 18 m² de uma antiga lavanderia para transformar em jardim.



Crédito: Vanessa Soares

 

As plantas em vasos e floreiras foram acomodadas bem próximas às paredes para que não interrompessem a passagem. “Com o passar do tempo as plantas pendentes e trepadeiras cobrirão a parede, ajudando na refrigeração do local durante o verão”, explica Samuel.



A fonte foi criada com tijolos de demolição, canos de cobre e revestimento em azulejo do tipo português e foi posicionada bem na entrada. “A água ajuda a minimizar o calor e atrai borboletas e passarinhos”, diz o paisagista.

Crédito: arquivo pessoal
Samuel Medeiros



O bonsai de três-marias e o euonymus foram acomodados ao sol, em cima do aparador criado para esconder os botijões de gás.



A variedade de revestimentos utilizada para compor o ambiente agregou personalidade e a disposição das plantas em vasos de variados tamanhos quebrou a ideia de linearidade do corredor.

Crédito: Vanessa Soares



“Com a visão de quem está dentro da sala de estar, vemos o lustre multicolorido, assim como os vasinhos acomodados na prateleira”, diz Samuel.

Crédito: Vanessa Soares



Os spots com luz de LED foram usados para realçar os pontos-chave do jardim, como os vasos com clúsias, baseados na técnica de pintura vietnamita.

Crédito: Vanessa Soares



“Queria um jardim produtivo e não apenas contemplativo. Foram utilizadas as frutíferas acerola, pitanga-anã e moranguinho silvestre, além de plantas aromáticas como a lavanda, o jasmim dos poetas e a gardênia”, observa Samuel.
 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600